top of page
     O Diretório Acadêmico de Relações Internacionais Oswaldo Aranha (DARI-OA) tem o orgulho de apresentar os palestrantes que estarão participando da 4ª Semana Acadêmica de Relações Internacionais.
Igor Castellano da Silva

   Doutorando em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), vinculado ao Núcleo de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT), ao Centro Brasileiro de Estudos Africanos (CEBRAFRICA), e ao Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV). É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e associado fundador do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE). Possui graduação em Relações Internacionais e mestrado em Ciência Política pela mesma Universidade (UFRGS). Tem experiência nas áreas de Relações Internacionais e Estudos Estratégicos. Seus interesses de pesquisa estão baseados em três eixos centrais: (i) Capacidade Estatal e State-building; (ii) Novo regionalismo; e (iii) Análise de Política Externa. Entre os tópicos específicos, podem-se citar: guerra e processos de construção do Estado na África e na América do Sul; identidade e construção da nação no Brasil, nos Estados Unidos e em países africanos; conflito, cooperação e processos de integração regional no continente africano, na África Austral e na América do Sul; política externa e de segurança de países Africanos e do Brasil; política externa e cooperação do Brasil para a África; formação da Política Externa brasileira; política de defesa brasileira; e influência de fatores simbólicos na política externa e na gestão da guerra.

Thiago Lima da Silva

     Professor do Departamento de Relações Internacionais da UFPB. Doutorando em Ciência Política pela Unicamp, Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação 'San Tiago Dantas' (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Atua como pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU). Tem interessa nas áreas de Economia Política Internacional, Política Internacional e Política Externa, com foco no Brasil e nos Estados Unidos. Interessa-se, especificamente, por questões agrícolas e de segurança alimentar nas Relações Internacionais.

Daniel Carvalho

       Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e mestrado em Relações Internacionais - Programa de Pós-Graduação em R.I. ´San Tiago Dantas´ - UNESP/UNICAMP/PUC-SP (2010). Atualmente é professor assistente I da Universidade Federal de Pelotas e doutorando em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo. 

Tatiana Garcia

     Graduação em Relações Internacionais e Geografia, especialização em Ecoturismo e mestrado em Geografia. Membro da Associação Brasileira de Relações Internacionais - ABRI. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais e Comércio Exterior - NEPRI/NECCEX vinculado ao Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil - CNPq. Pesquisa sobre temas ligados as questões socioambientais, sustentabilidade, ecopolítica internacional, gestão do território, geografia do turismo. Atuou como Relações Públicas e Governamentais, especializando-se em educação ambiental e responsabilidade socioambiental. Têm experiência como docente no ensino superior, pós-graduação, médio e fundamental. Atualmente trabalha na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e na UniSEB COC.

Creomar Lima de Souza

     Atualmente é Professor Universitário e Assessor de Relações Internacionais na Universidade Católica de Brasília. Foi pesquisador do IPEA (2011) no Programa Nacional de Desenvolvimento, trabalhando em projeto de Pesquisa "Relações Brasil - África". Atuou no CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, nos processos de controle e verificação dos recursos utilizados por bolsistas de mestrado e doutorado no país. Posteriormente, integrado a vida acadêmica, passou a dedicar-se precipuamente à docência e a pesquisa de temas relevantes da política exterior do Brasil e dos Estados Unidos, com ênfase nos processos de tomada de decisão (Democracia, Grupos de Pressão e Lobby). Foi bolsista do Departamento de Estado do Governo dos Estados Unidos e Visiting Faculty na University of Florida (2009). Além disso, é Presidente da Câmara de Comércio Bilateral Brasil-África do Sul inserida no BRICS-PED - Brazil, Russia, India, China, South Africa Chamber for Promotion and Economic Development. 
 

José Flavio Sombra Saraiva
Ricardo Ossagô

     Professor Titular em Relações Internacionais, por concurso público, do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Relações Internacionais pela UnB (1981), mestrado em História pelo El Colegio de México (1985), doutorado por meio de PhD em Humanidades, área de História e Relaçoes Internacionais, na The University of Birmingham (1991) e estudos pós-doutorais em Relações Internacionais pela Universidade de Oxford, Inglaterra. Além de professor titular da Universidade de Brasília, onde trabalha desde 1986, é pesquisador 1 do CNPq e líder de pesquisa. Dirigiu, por mais de uma década, o Instituto Brasileiro de Relações Internacionais (IBRI), ong de mais de meio século de existência dedicada à difusão do estudo das relações internacionais e da política exterior do Brasil, instituição que edita desde 1958 a Revista Brasileira de Política Internacional (RBPI). É vice-presidente da Comissão Internacional de História das Relações Internacionais (CHRI), vinculada ao Comitê Internacional de Ciências Históricas. Tem experiência na área de História Contemporânea, Brasil Contemporâneo e Relações Internacionais. Escreveu e organizou 13 livros, editados no Brasil e no mundo. Publicou 33 artigos em revistas científicas da área de Relações Internacionais e área correlatas, sendo 11 desses artigos classificados na métrica do JCR - Journal Citation Records, um dos mais prestigiados indexadores da métrica científica mundial. Foi professor visitante de universidades na Europa, na América Latina e na África. Atua principalmente nos seguintes temas: relações internacionais, política externa do Brasil, história das relações internacionais, diplomacia, política internacional, processos de integração, América Latina e África. Foi eleito presidente, em julho de 2009, da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), que reúne professores, estudantes e profissionais voltados para o adensamento científico das relações internacionais no país. Encerrou o mandato no dia 22 de julho de 2011, no contexto do III Encontro Nacional da ABRI. Comendador da Ordem do Rio Branco, é membro do Conselho Editorial da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), do Ministério das Relações Exteriores doBrasil. Atua como colunista mensal nos jornais Correio Braziliense (Brasília) e O Povo (Fortaleza) e já publicou na imprensa nacional e mundial cerca de 300 artigos assinados.

     Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (UFRGS), Possui Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e é graduado em Ciências - Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Politica) & Licenciatura em Sociologia ambos pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é vinculado ao Centro de Estudos Africanos (CEBRAFRICA). É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tem experiência nas áreas de Políticas Públicas voltada para Sociologia da juventude em vulnerabilidade social; democracia e transição política na África e América Latina e conflitos armados; politica internacional com foco em política externa da Guiné - Bissau.

Xaman Korai Pinheiro Minillo
Mónica Montana Martínez Ribas

     É professora do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Possui mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2011) e graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2008). É membro do Grupo de Análise de Prevenção de Conflitos Internacionais (GAPCon) e colunista do RI.net (http://ri.net.br), tendo trabalhado como consultora em avaliação de projetos de Cooperação para o Desenvolvimento na Japan International Cooperation Agency (JICA). Atua principalmente nos seguintes temas: África, Relações Sul-Sul, Direitos Humanos, Desenvolvimento, e Cooperação Internacional.

      Doutora em Relações Internacionais e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Brasília, Mestre em Integração Latino Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Hidróloga Subterrânea pela Universidade Oriental de Uruguai. Especialista em Gestão de Recursos Hídricos pela UFSM. Especialista em Educação Ambiental pela UFSM. Licenciada em Administração e Política pela Universidad de San Buenaventura - Colômbia. Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Estudos Comparados da Amazônia e o caribe (NECAR) da Universidade Federal de Roraima. Desenvolve estudo em Integração Regional, Hidropolítica, Segurança Hídrica e Ambiental e Desenvolvimento Regional. Integra o corpo de pesquisadores do Grupo de Hidrogeologia na Universidade Federal de Santa Maria, pesquisa em rede com UFAL e UFCG em interação com a Universidade Oriental de Uruguai UDELAR IMFIA. É membro do Conselho Editorial da Revista Acadêmica INTER AÇÃO vinculada ao Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria. Possui experiência tanto na área das Ciências Humanas como nas Ciências Exatas. Desenvolveu pesquisas entorno da Hidropolítica, a Integração e o Desenvolvimento Regional.

Almir Floriano Pedroso

      Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1977) e graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1974). Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: História, Pré-história, História da América, História da África e História e Cultura Afrobrasileira.

Patrocinadores
bottom of page